Como Desentupir a Sanita Entupida?

21 dezembro 2021 14:27


Desentupimento de sanitas entupidas

Raramente pensamos em problemas no esgoto da sanita até que algo corra mal.

Quando a nossa sanita funciona mal ou entope, pode ser mais do que um pequeno inconveniente, especialmente se não tivermos um desentupidor.

Lembre-se de que uma sanita severamente bloqueada pode causar um entupimento completo em todo o sistema de esgotos de casa.

Embora limpar o bloqueio seja frequentemente tão simples quanto mergulhar o desentupidor, pode ser necessário passar uma bicha pela canalização.

Além disso, algumas obstruções podem estar no fundo do tubo ou extremamente difíceis de remover, o que exigirá a Desentopesgotos.

Felizmente, estas dicas o ajudarão a desobstruir a sanita. Se não sabe por onde começar, considere estas dicas.

>>>>>

Observação: se houver água de reserva, pode haver uma obstrução na linha de esgoto e isso exigirá que o sistema de esgoto seja inspecionado por um técnico certificado. 

 Isso é algo que o "Do It Yourself" em casa não deve tentar fazer por conta própria.

<<<<<

Utilizar um desentupidor de boracha

Esta é, naturalmente, a forma clássica de desentupir uma sanita, e provavelmente ainda a mais eficaz se conseguir encontrar um desentupidor por perto.

Embora esta ferramenta possa parecer básica, continua a ser a melhor maneira de desentupir uma sanita.  Se ainda não tem um desentupidor em casa, é importante saber que tipo comprar antes de o escolher. Para entupimentos de sanitas, é preferível um desentupidor com rebordo - por vezes chamado apenas de desentupidor de sanita. Este é o tipo com uma aba de borracha, ou rebordo na extremidade, concebido para criar uma vedação perfeita com o ralo da sanita. Empurre este desentupidor para baixo suavemente para se livrar dos entupimentos, repetindo o processo algumas vezes, mantendo a vedação apertada.

O primeiro empurrão é simplesmente para retirar o ar. Tenha cuidado para não empurrar com demasiada força, caso contrário pode espalhar água suja por toda a casa de banho.

Após obter uma boa vedação, bombeie o êmbolo do cabo para baixo e para cima com força, mantendo a vedação. Por fim, puxe a ferramenta com força, quebrando a vedação de ar. 

Deverá ver a água a correr pelo ralo se o entupimento estiver resolvido. Se não conseguir eliminar o entupimento após repetir este processo várias vezes, poderá ter de chamar um canalizador profissional.

Água quente

Embora possa parecer simplista, água quente e um pouco de detergente da loiça podem ser uma forma surpreendentemente eficaz de se livrar dos entupimentos da sanita. Aqueça cerca de 3-4 litros de água no fogão e, enquanto espera, deite um pouco de detergente de lava-loiça na sanita. Em seguida, deite cuidadosamente a água na sanita, assegurando-se de que não há risco de transbordar (obviamente, esta opção só funciona se a sanita não estiver cheia).

Nota: Nunca utilize água extremamente quente ou a ferver, pois esta pode derreter os tubos de PVC e as juntas dos tubos, causando danos graves. Além disso, utilizar água a ferver para desentupir uma sanita entupida pode derreter o anel de cera à volta da sanita, ou mesmo partir a sanita de porcelana, levando a uma viagem cara à sua loja de ferragens favorita.

Cobra de esgoto (desentupidor de cabo)

No mundo da canalização, uma "cobra de esgoto", por vezes também designada por "broca" ou "bicha", é uma ferramenta utilizada para desfazer entupimentos de esgotos. As cobras podem incluir tudo, desde ferramentas de plástico descartáveis a complicados dispositivos de metal. Especificamente para os entupimentos da sanita, recomendamos o tipo mais profissional, com uma pega na extremidade. Insira o dispositivo na sanita, rodando lentamente o cabo até encontrar o entupimento e o perfurar. Quando voltar a enrolar a cobra(serpente), o entupimento deve ser desfeito e deve poder puxar o autoclismo corretamente. Repita este processo se não for bem-sucedido da primeira vez. Embora a utilizar a cobra de esgoto da sanita seja uma das formas mais eficazes de desentupir uma sanita sem um desentupidor de borracha, se o serpentear da sua sanita não funcionar após várias tentativas, chamar um canalizador é provavelmente a sua melhor aposta.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Quando a sua descarga não dá descarga e não tem um desentupidor de cabo, pode recorrer a produtos de limpeza domésticos não tóxicos: vinagre e bicarbonato de sódio.

Provavelmente sabe que vinagre e bicarbonato de sódio são ótimos para limpar várias superfícies, funcionam como ótimos desodorizantes e são úteis para manter o bom funcionamento dos nossos canos.

No entanto, estes produtos de limpeza domésticos também funcionam quando você precisa consertar um cano de esgoto entupido, se não tiver um desentupidor de canos.

Recomendamos que adicione uma chávena de bicarbonato de sódio ao cano entupido e espere alguns minutos. Em seguida, despeje duas chávenas de vinagre lentamente no cano.

O vinagre e o bicarbonato de sódio normalmente reagem para formar bolhas, portanto, certifique-se de despejar com cuidado e devagar para evitar que a água da sanita não transborde ou respingue. 

Deixe a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre agir por alguns minutos. 

Depois basta fazer uma descarga de água para verificar se o entupimento foi eliminado. Pode ser necessário repetir o processo até que o entupimento seja completamente eliminado. O entupimento será eliminado quando a sua sanita fizer um som de sucção e rápida e drenar naturalmente a água depois deste processo.

A vareta de desentupimento

Por uma pequena quantia de dinheiro, pode-se comprar uma vareta sanitária. Só precisamos de comprá-lo uma vez e evitar o uso de produtos químicos. Devemos enfiar o dispositivo no cano e enrolá-lo até liberar o bloqueio. Embora possa ficar um pouco sujo, sempre é melhor do que usar as mãos.

Este método é particularmente benéfico quando o entupimento é mais profundo.

Se esta abordagem não funcionar, tente novamente e entre em contacto com um canalizador certificado.

Não use um cabide como um substituto porque pode arranhar a superfície de porcelana da sanita severamente.

Lixívia doméstica

Semelhante ao sabão, o detergente doméstico ajuda a decompor os resíduos.

O procedimento é semelhante ao que envolve sabão em pó.

Simplesmente substitua o sabão líquido ou sólido por 2-3 chávenas de lixívia.

Após um ou dois minutos, despeje uma chávena de sabão em pó. 

Espere 10-15 minutos e faça uma descarga de água na sua sanita. 

Descobrirá que esta abordagem é mais eficiente para uma banheira ou sanita muito entupida. 

Aviso Importante: Nunca Misture Produtos com Lixívia com Produtos com Amônia

É vital para a sua segurança entender que nunca deve misturar lixívia (hipoclorito de sódio) com amônia. A combinação dessas duas substâncias químicas comuns produz gases perigosos chamados cloraminas, que podem causar graves problemas respiratórios, irritação nos olhos, dores no peito e até mesmo risco de vida em situações de exposição prolongada.

Ao limpar com produtos químicos, sempre leia e siga as instruções no rótulo para garantir o uso seguro. Se não tiver certeza sobre a compatibilidade química, opte por não misturar produtos. A segurança deve ser sempre a prioridade ao lidar com produtos de limpeza doméstica. Proteja-se e aos outros evitando a mistura de lixívia com amônia a todo custo.

Entre em contacto com um canalizador!

Embora essa abordagem seja simples, é provavelmente a maneira mais fácil e confiável de desentupir uma sanita teimosa.

A melhor coisa sobre a contratação da Desentopesgotos é que temos tudo o que precisamos para resolver até as piores situações.

Além disso, somos mais acessíveis do que pensamos e será feito em pouco tempo. 

A maioria de nós já lidou com sanitas entupidas num ponto ou outro e, embora seja fácil presumir que um êmbolo fará o trabalho, pode não ter um no momento.

Portanto, é importante implementar outros meios de desobstruir a sua sanita entupida.

Evite o entupimento da sua sanita

Para evitar ter que lidar com uma sanita entupida em primeiro lugar, aqui estão algumas dicas:

  • Nunca atire produtos pesados de papel pelo ralo (isso inclui toalhas de papel ou lenços de papel).
  • Certifique-se de que os produtos lavados sejam seguros para sistemas de canalização e fossas sépticas.
  • Evite deitar papel higiénico na sanita.
  • Despejar grandes quantidades certamente pode causar obstruções.
  • Os brinquedos são uma causa comum para entupir os canos, então ensine as crianças o que não deve ir para a sanita e assim evitar o desentupimento.

 

Com que frequência se deve limpar os canos de esgotos?

Semanalmente, lave os ralos da cozinha e da casa de banho. Deite água quente no ralo para o lavar. 

Mensalmente, limpe os canos adicionando uma chávena de bicarbonato de sódio e uma chávena de vinagre na abertura. Deixe a solução atuar durante 15 minutos a meia hora e, em seguida, enxagúe com água a ferver para lavar o cano.

Tabela de preços de serviços de desentupimentos na zona de Grande Lisboa 2023:

Desentupimento de bidé ou urinol - desde 70,00 Euros;

Desentupimento de sanita - desde 90,00 Euros;

OBS: Toda a intervenção a ser realizada, precisa sempre de uma equipa no local para avaliar e dar valores exatos. Aos preços apresentados acresce a taxa de IVA em vigor;

 O preço varia com base em três fatores principais:

  1. a localização do entupimento;
  2. a causa de entupimento;
  3. a gravidade do entupimento;

Assim que o nosso técnico de desentupimentos tiver esta informação, dar-lhe-emos um orçamento gratuito. Mesmo que a causa do entupimento seja mais difícil de remover do que pensávamos, o cliente está sempre protegido pela nossa garantia de preço do orçamento inicial.

Ligue-nos ou envie um WhatsApp para o 929205572

 

>>>>>

O conteúdo apresentado neste sitio de web é fornecido exclusivamente para fins informativos e educacionais e não substitui o aconselhamento, diagnóstico ou tratamento profissional. As dicas, técnicas e recomendações são resultados de práticas gerais no campo da canalização e não devem ser tomadas como soluções definitivas para problemas específicos de canalização.

Enquanto oferecemos conselhos que podem auxiliar na manutenção regular e na prevenção de entupimentos, ressaltamos que apenas um canalizador profissional pode avaliar e agir corretamente frente a situações específicas. Os sistemas de canalização podem variar significativamente em desenho e condição; portanto, uma solução que funcione para um caso pode não ser apropriada para outro.

<<<<<