Como desentupir o lava-louça de cozinha?

Como Desentupir o Lava Louça de Cozinha: Guia Passo a Passo

Um lava-louça entupido pode ser uma experiência totalmente dececionante. Mais cedo ou mais tarde, o seu lava-louça vai entupir. Quanto mais cedo isso acontecer, depende de como trata os ralos da sua cozinha.

Como evitar entupimentos no lava-louça? 

Nunca despeje gordura pelo cano da cozinha.

Nunca significa nunca. As substâncias gordurosas contidas na gordura são "o inimigo público número um". Gorduras de cozinha, como óleo, gordura e manteiga em panelas e frigideiras frequentemente acabam no lava-louça. Pode-se supor que, com um pouco de detergente e água, todas elas são eliminadas.

O problema é que a gordura de cozinha e as gorduras remanescentes só estão líquidas porque continuam um pouco quentes. Mas quando o líquido quente de gordura desce pelo ralo e esfria, solidifica-se e reveste o interior do tubo de drenagem. Ao continuar derramando gordura pelo seu lava-louça, ao longo do tempo, esse revestimento de gordura se torna mais denso e espesso, resultando em um escoamento lento até que o ralo se torne completamente cheio.

Portanto, tome todas as medidas necessárias para evitar que a gordura se acumule nos seus canos. Despeje a gordura de cozinha usada em latas e descarte no lixo apropriado. Para minimizar ainda mais a possibilidade de a gordura chegar ao ralo do lava-louça, limpe as panelas com papel toalha antes de lavá-las e descarte as toalhas no lixo.

Vá com calma no seu triturador de lixo. Não o use como um lixo. Limpe os pratos dos restos da comida antes de enxaguar ou lavar. Nunca coloque itens amiláceos ou fibrosos no triturador de lixo. Evite cascas de batata, massas, arroz, cascas de banana, café e cascas de ovos. Com o tempo, pedaços pequenos podem se acumular e ficar lodosos e bagunçados.

Limpe os seus canos regularmente com bicarbonato de sódio e vinagre para evitar acúmulos.

Não use um limpador de drenagem líquido, pois esses produtos podem causar mais danos do que benefícios. Em vez disso, despeje 1/2 chávena de bicarbonato de sódio no ralo. Use uma espátula para forçá-lo a entrar no ralo, se necessário. Despeje 1 chávena de vinagre pelo ralo e cubra rapidamente o ralo para forçar o vinagre e o bicarbonato de sódio em direção ao entupimento no ralo. Segure a tampa do ralo no lugar até que a efervescência pare. Descubra e enxague o ralo com água fervente.

Siga esta regra básica: Se acha que algo pode entupir ou danificar o seu ralo, não o deixe no lava-louça. Apenas, não coloque. Siga estas melhores práticas, mantenha os itens errados fora do seu lava-louça e realize uma manutenção de limpeza regular e as hipóteses são de que provavelmente nunca precisará lidar com um ralo entupido.

No entanto, mesmo as boas oportunidades não são necessariamente oportunidades perfeitas. As coisas acontecem.

O que não fazer para desentupir uma lava loiça?

Apesar dos seus melhores esforços, pode chegar um momento em que o ralo do seu lava-louça entope. Em primeiro lugar, apresentamos o que não pode ser feito para consertá-lo. Não use um limpador de drenagem líquido. Embora os produtos químicos corrosivos que eles contêm funcionem para corroer o entupimento e desbloquear o seu ralo, esses mesmos ingredientes corrosivos também podem corroer os canos do seu ralo. Além disso, esses produtos químicos não são ambientalmente amigáveis. Em algum momento, eles acabam no lençol freático.

O que fazer para desentupir uma lava loiça? 

Pegue o desentupidor. Encha parcialmente o lava-louça com água quente. Se tiver um lava-louça dupla, coloque um pano no outro ralo. Comece a usar o desentupidor, devagar no início, depois com mais força por cerca de meio minuto. Levante o desentupidor e veja se a água começa a escoar normalmente. Se não, repita o processo.

Não funcionou? Tente o método do bicarbonato de sódio/vinagre. Use uma chávena e um balde para tirar qualquer água existente do seu lava-louça. Despeje 1/2 chávena de bicarbonato de sódio no ralo. Use uma espátula para forçá-lo lá dentro, se precisar. Despeje 1 chávena de vinagre pelo ralo e cubra rapidamente o ralo para forçar o vinagre e o bicarbonato de sódio em direção ao entupimento no ralo. Segure a tampa do ralo no lugar até que a efervescência pare. Descubra e enxague o ralo com água fervente. Hora de usar um arame. Pegue um arame e desenrole-o. Use-o como uma cobra para puxar os entupimentos para fora ou empurrar através do entupimento. 

Limpe o sifão de lava-louça. Se nenhum dos outros métodos DIY funcionar, é hora de ir debaixo do lava-louça e remover o sifão. Mas um aviso: isso pode ser bagunçado, então vista-se apropriadamente e tenha um balde e papel de cozinha por perto. Além disso, esse reparo é um pouco mais complicado e pode ser melhor deixado para um canalizador licenciado.

Remova as juntas deslizantes e limpe a acumulação de sujeira no sifão do lava-louça. Pode fazer isso do lado de fora com a mangueira do jardim para não sujar a sua cozinha. Uma vez que estiver limpo, pode recolocá-lo na parte inferior do seu lava-louça.

Como evitar obstruções nos canos da cozinha?

Nunca despeje produtos de tinta ou removedor de esmalte pelos ralos. Os produtos químicos que eles contêm podem danificar os canos. Além disso, não quer que esses produtos químicos entrem no lençol freático. Também por razões ambientais, não coloque esses produtos no lixo. Deixe-os secar na lata e descarte-os conforme os requisitos locais e estaduais.

Instale um filtro para pegar cabelo e outros detritos em todos os ralos da casa de banho e do chuveiro. O acúmulo de cabelo combinado com espuma de sabão é a principal causa de entupimentos nos ralos da casa de banho. Para minimizar o acúmulo de espuma de sabão, use sabonete líquido em vez de sabonete em barra. Se você tiver água dura, invista num amaciador de água. Limpe as áreas do chuveiro e da banheira e mantenha-as secas.

Quando chamar um canalizador?

Se o ralo do seu lava-loiça ainda estiver entupido, mesmo depois de todos os seus esforços para desentupi-lo, entre em contato para enviar um dos nossos canalizadores experientes o mais rápido possível!

Às vezes, um cano entupido não é simplesmente uma questão de um entupimento ocasional, mas um sintoma de um problema maior na sua canalização. Fatores ambientais e desgaste geral desempenham um papel na funcionalidade dos seus sistemas de esgoto e drenagem. Pode ser necessário limpar todo o seu sistema de canalização. Isso não é um projeto de bricolagem.

Se precisa de serviços de limpeza de canos, os especialistas em canalização da Desentopesgotos estão aqui para ajudar!

Durante o processo de limpeza de esgotos e drenos, fazemos a limpeza no sistema de esgoto completa e eliminamos qualquer resíduo. Em seguida, aliviaremos a pressão interna. Depois que o seu sistema estiver livre de resíduos e entupimentos, testaremos o escoamento e repetiremos o processo até que o seu sistema de canalização funcione normalmente novamente.