Como Detectar Fuga de Água Invisível?

24 março 2023 11:04


Como os nossos canalizadores detetam fugas de água? 

Ferramentas, Técnicas e Procedimentos da Desentopesgotos, o seu especialista na detecção de fugas de água! 

Não há duas fugas de água numa propriedade que sejam iguais. 

Enquanto algumas fugas de água são óbvias (por exemplo, um cano com fugas pode ser difícil de ignorar quando há água visível), outras não são - e muitas podem passar despercebidas durante longos períodos. 

Não só as fugas de água não detetadas podem causar danos extensos à casa ao longo do tempo, como também podem aumentar a conta da água e custar muito dinheiro. 

As fugas invisíveis em casa também podem afetar os materiais de construção e levar ao desenvolvimento de bolor e mofo. 

Poderá ficar surpreendido ao descobrir que muitas fugas não são detectadas porque ocorrem em locais que estão fora da vista. 

Se não inspecionar regularmente a fatura da água ou se não contratar um profissional para inspecionar a sua casa para detectar fugas de água, pode estar a desperdiçar muitos litros de água por ano em fugas. 

A fuga mais pequena pode destruir uma parede seca inteira e levar a uma miríade de outros problemas, razão pela qual é importante manter-se a par de quaisquer fugas na sua propriedade. 

Abaixo, explicamos como os nossos canalizadores detetam fugas de água, incluindo quais as ferramentas e técnicas que utilizamos. 

Para fugas nas canalizações, é importante contratar um canalizador profissional e experiente que tenha o equipamento correto para localizar fugas de água.

Encontrar a origem de uma fuga de água

Como canalizadores profissionais, temos equipamento de detecção de fugas que pode detectar a fonte da fuga de forma rápida e precisa

Antes de qualquer equipamento especializado ser utilizado, um canalizador irá dar uma volta pela casa para verificar quaisquer sinais de uma possível fuga. 

Isto inclui inspecionar os equipamentos, dar uma vista de olhos debaixo de todos os lavatórios da casa e verificar os sistemas de rega e piscina. 

O contador de água será normalmente verificado também, para dar ao canalizador uma ideia da quantidade de água que está a ser utilizada. 

Equipamento de inspeção vídeo

Para a detecção mais precisa de fugas, os canalizadores de Desentopesgotos utilizam equipamento de inspeção de tubos de água. 

Estas são pequenas câmaras montadas em longos cabos flexíveis de fibra ótica. 

Os nossos canalizadores podem introduzi-los em torneiras e outras entradas de canalização para detectar fugas. 

As câmaras retransmitem imagens para um monitor onde o canalizador pode ver o estado do interior da tubagem. 

Isto permite-lhes localizar a fonte de fugas que podem ser difíceis de ver do exterior, e fornece-lhes qualquer informação adicional de que necessitem para reparar a fuga. 

Discos de escuta

Discos de escuta e microfones terrestres são algumas das ferramentas mais básicas que podem ser utilizadas por um canalizador para detectar e localizar fugas de água. Os discos de escuta são peças de equipamento que ajudam os canalizadores a localizar as fugas através da parede seca, armários e outros móveis. 

Utilizando tecnologia de som, os discos de escuta amplificam os sons de fuga de água por meio de auscultadores quando colocados contra uma superfície. 

Um técnico especializado será capaz de ouvir o som da água corrente no subsolo enquanto esta viaja através dos canos. 

Isto dá ao canalizador uma melhor ideia de onde se encontra a fuga antes de tentar aceder à mesma. 

Adicionalmente, as placas do convés podem ser utilizadas para ouvir por meio de tijolos, betão e outras superfícies de pedra. 

Traçadores de gás 

Os nossos canalizadores utilizam gás marcador para identificar e localizar com precisão fugas de água nas tubagens. O gás traçador é introduzido na tubagem com a suspeita de fuga. O gás sairá do tubo na fuga e seguirá para a superfície onde é detetado, utilizando sondas sensíveis ao gás. 

O gás traçador utilizado para encontrar fugas de água é uma mistura segura de hidrogénio e azoto. 

O hidrogénio a 5%, num balanço de azoto, têm as moléculas mais pequenas e mais leves, pelo que permeia todas as superfícies, incluindo betão, alcatrão, pavimentação de blocos e relva, subindo rapidamente à superfície. 

Benefícios da utilização do gás traçador 

  • Uma tecnologia não invasiva de detecção de fugas 
  • Permeia todas as superfícies 
  • Localiza com precisão a fuga rapidamente 
  • Método não destrutivo de pesquisa de fugas 

O dispositivo de detecção de fuga de gás traçador (ou "farejador" como é frequentemente conhecido) não só deteta o gás como também mostra a força do gás, de modo que, à medida que se aproximam do gás, a leitura fica mais forte. 

Esta é uma forma muito útil de encontrar fugas de água. 

O bom do gás traçador é que, como as partículas são tão pequenas, podem mesmo passar com muitos outros materiais. 

Isto significa que se for uma fuga de água subterrânea ou numa parede, ou teto, etc., ainda há uma probabilidade muito forte de resultado com este método. Os testes com gás marcador nem sempre são necessários, mas é uma das ferramentas que um especialista em pesquisas de fugas terá disponível se necessário para localizar com exatidão fugas de água invisíveis em sistemas de tubagens subterrâneas e de grande superfície. 

Sonda do solo - por ultrassom com aparelho Geofone

As fugas que ocorrem na rede de esgotos e no coletor de resíduos podem ser muito problemáticas. 

Estes tipos de fugas correm frequentemente sobre relvados e quintais. 

Uma sonda de solo permite aos canalizadores ouvir uma pressão padrão ou fugas de pressão por relva e rochas. 

À medida que o equipamento se aproxima da fuga, o som torna-se mais alto, permitindo aos canalizadores saberem onde se encontra a fuga. 

Canalizadores experientes e qualificados serão capazes de diferenciar entre os diferentes sons que ouvem para identificar o tipo de fuga, a sua profundidade e a melhor forma de aceder-lhe e repará-la. 

Câmaras de imagem térmica

As câmaras de imagem térmica, ou "heat scanners", podem ser utilizadas para encontrar fugas escondidas em tubos de água quente debaixo de tábuas de chão, betão e atrás de paredes. As câmaras de termografia podem ajudar a identificar áreas problemáticas que o olho nu não consegue detectar, revelando fugas de água ocultas que de outra forma estão fora de vista. 

Termografia é o termo utilizado para descrever câmaras de imagem e medição por infravermelhos para ver e medir a energia térmica emitida por um objeto. 

A termografia pode ser utilizada para detectar humidade em tetos, telhados planos, atrás de paredes e debaixo do chão. 

A utilização de câmaras de termografia é uma forma eficaz de olhar rapidamente para grandes áreas, e causa uma perturbação mínima e nenhum dano à sua propriedade. 

As câmaras de inspeção por infravermelhos podem não só detectar fugas de água escondidas e a sua origem, mas também podem detectar humidade que não pode ser fisicamente atingida com medidores de humidade. 

Porque é que os detectores de fugas de água são tão importantes? 

Há muitas razões pelas quais é tão importante entrar em contacto com especialistas em fugas de água e detectar fugas à volta da sua propriedade. 

Lembre-se, as fugas não podem ser reparadas se não puderem ser encontradas, e é por isso que deve ter um canalizador experiente e hábil à mão. 

Reduza o custo das faturas de água 

As fugas não detetadas podem ter um custo muito elevado por ano. 

É importante certificar-se de que a água pela qual paga não está a ser desperdiçada. 

Quando contrata um profissional para inspecionar a sua propriedade à procura de fugas de água, pode poupar muito dinheiro a longo prazo e assegurar-se de que nenhuma água está a ser desperdiçada. 

1.Assegure-se de que a sua água é segura 

O seu abastecimento de água deve ser seguro para que os seus familiares e empregados o possam utilizar. 

Se os canos de abastecimento de água estiverem com uma fuga de água, poderá estar a colocar pessoas em risco, uma vez que poderá haver contaminantes a entrar na água que as pessoas estão a beber ou a utilizar. 

Se houver uma fuga na sua canalização de águas domésticas, isto pode estar a contaminar toda a sua propriedade. 

A contratação de um profissional para detectar fugas para si ajudará a dar-lhe paz de espírito. 

2.Prevenir danos 

As fugas de água podem fazer mais do que desperdiçar água e custar-lhe muito dinheiro em contas de água. 

Se uma fuga no solo não for detetada durante um longo tempo, pode causar danos significativos na fundação de um edifício ao aumentar os níveis de humidade dentro da estrutura e encorajar o crescimento de bolores e outras infestações. 

Estas questões são dispendiosas de resolver e podem causar danos extensos. 

O investimento na detecção de fugas de água pode ajudar a reduzir a possibilidade de ocorrência de qualquer uma das catástrofes acima referidas. 

3.Assegure-se de que o seu abastecimento de água é fiável 

Finalmente, uma das razões mais importantes para realizar a detecção de fugas de água é assegurar um abastecimento de água fiável. 

Muitas empresas em todo o país dependem de ter um abastecimento de água fiável e constante para poderem realizar as suas operações diárias. 

A detecção dentro da rede de água é extremamente importante para as empresas que dependem de um abastecimento constante de água. 

Para minimizar os danos causados à sua casa ou edifício comercial, é importante entrar em contacto com um especialista de confiança na pesquisa de fugas. 

Serviço 24/7

Se estiver à procura de reparação de fugas de água perto de si, nós na Desentopesgotos podemos ajudar. 

A nossa equipa de canalizadores profissionais de detecção de fugas é uma empresa de ponta nesta área. 

Colocamos sempre a segurança e satisfação do cliente em primeiro lugar, e vamos acima e além para resolver o problema. 

Compreendemos como pode ser frustrante lidar ter uma fuga de água, e é por isso que nos esforçamos sempre por tratar do assunto em questão de uma forma rápida e eficiente do princípio ao fim. 

Podemos apresentar uma reclamação de seguro em nome do cliente, assegurando-lhe que pode sentar-se e relaxar e voltar ao normal o mais rapidamente possível. 

Para mais informações sobre os nossos serviços de pesquisa de fugas de água, ligue hoje mesmo.