Como detectar fugas de água na piscina?

Detecção de Fugas de Água em Piscinas

A detecção de fugas em piscinas é uma área altamente especializada do setor. Felizmente, quase 95% de todas as chamadas telefónicas que recebemos de proprietários de piscinas preocupados com uma fuga acabam por ser reparações simples. Portanto, relaxe! Se não conseguir resolver o problema sozinho, um profissional está equipado para o fazer por si. Se suspeitar de uma fuga, reveja as informações abaixo antes de chamar nos por serviço.

Como pode saber se a piscina está a perder água?

A sua piscina naturalmente perde água devido à evaporação, salpicos e águas residuais do contra lavagem. Também ganhará água da chuva. Mas a regra geral é que, se estiver a adicionar mais de cinco centímetros de água à sua piscina por semana, provavelmente tem uma fuga que vale a pena gastar algum tempo e, possivelmente, dinheiro, para reparar.

Não tem certeza de quanto água está a perder?

Use fita adesiva ou um lápis para marcar os níveis de água.

As piscinas devem ser estanques. Mas os selantes deterioram-se com o tempo, enquanto outras partes da sua piscina se deslocam, assentam ou simplesmente se desgastam. As piscinas podem ter fugas através de encaixes, acessórios, canalizações, equipamentos ou mesmo através da própria estrutura. É importante reparar fugas, não só para economizar água, calor e químicos, mas também para evitar a erosão de componentes estruturais da piscina e a lavagem da terra de enchimento que suporta as paredes e o deck da piscina.

Então, como encontrar uma fuga na sua piscina?

Detectar uma fuga na piscina enquanto a bomba está a funcionar pode indicar uma fuga do lado de pressão. Com a bomba de filtro ligada, a canalização do lado de pressão (após a bomba) está sob pressão. Isso pode transformar pequenas goteiras em jatos de água. Verifique a linha de resíduos ou contra lavagem para ver se a água está a correr constantemente. Cinco centímetros de água na sua piscina podem equivaler a cerca de 2 mil litros de perda de água! Verifique a encosta abaixo da piscina, procurando por pontos onde a fuga subterrânea está a aparecer. Verifique se há pontos macios ou molhados no jardim, no lado onde a canalização retorna água para a piscina.

A piscina só perde água com o equipamento desligado?

Fugas na piscina que aparecem quando a sua bomba para de funcionar geralmente indicam uma fuga do lado de sucção, envolvendo as tubagens que trazem água da piscina para a bomba. Com a bomba de filtro ligada, a canalização do lado de sucção está sob vácuo. O ar pode ser sugado através de fugas. Pode notar ar no cesto da bomba (se tiver uma tampa transparente), ar a borbulhar das linhas de retorno ou ar a acumular-se repetidamente dentro do tanque do filtro.

A piscina perde água constantemente?

Isto não exclui fugas na canalização, mas direciona a atenção para a estrutura da piscina. Nestes cenários, procure atentamente por fissuras no gesso ou rasgões no vinil durante o processo de detecção de fugas. Inspecione cuidadosamente a linha de azulejos e o interior dos skimmer(s). A fuga mais comum que reparamos é uma separação entre o skimmer de plástico e a piscina de concreto. Isto é facilmente reparado com massa própria para piscinas. Se vir algo que pareça uma fissura, solte um pouco de corante de teste perto dela enquanto a bomba está desligada e a água está parada. Observe atentamente para ver se o corante é sugado para a fissura. As luzes subaquáticas também podem — e muitas vezes têm — fugas. As fugas são especialmente comuns em torno do conduto que vai do nicho da luz até à caixa de junção. Preencher a abertura do conduto na parte de trás do nicho da luz com massa para piscinas, fita de butil preta ou usando um tampão de corda são formas de corrigir este problema.

Há fugas no local do equipamento?

Observe atentamente o filtro, a bomba, o aquecedor e as válvulas. Verifique o solo quanto a humidade. Ligue e desligue a bomba, procurando atentamente por água a esguichar quando a bomba é desligada. Uma ou duas gotas pequenas não serão a fonte da fuga principal. Se for notável a perda do nível de água na piscina, não será uma gota, mas pelo menos um gotejamento.

O nível da água estabiliza-se em algum ponto específico?

Poderá fechar a válvula do skimmer e permitir que o nível da água desça abaixo do skimmer, operando a bomba apenas no dreno principal. No entanto, recomendamos o uso de uma bomba submersível, para evitar qualquer risco de danos à bomba da piscina. Se a água continuar a baixar, pode descartar o skimmer (embora possa sempre haver mais de uma fuga de água).

Quando a água se estabilizar num nível específico, utilize um teste de detecção de fugas com corante e inspecione cuidadosamente ao redor da piscina nesse nível. Procure por pequenos detritos que podem ter sido sugados para a fissura ou vazio. Isso é uma boa indicação de perda de água. Se a água parar num encaixe da parede, degrau ou luz da piscina, examine atentamente. Desligar a bomba e tampar o dreno, o skimmer e as linhas de retorno com tampões de expansão, é outro teste que pode usar para descartar problemas na canalização.

Usando o Teste do Balde para Detecção de Fugas em Piscinas

Pode realizar o 'teste do balde' na sua piscina para medir a evaporação e determinar se existe uma fuga. Coloque um balde no degrau da piscina, garantindo que o nível da água seja o mesmo dentro e fora do balde. Marque o nível da água no balde e o nível da água da piscina do lado de fora. Aguarde 24–48 horas e depois verifique a perda em ambos. Se a piscina perder mais água do que o balde, então tem uma fuga. Se ambos os níveis permanecerem aproximadamente iguais, provavelmente está apenas a lidar com evaporação.

Detetando Fugas na Canalização Subterrânea da Piscina

A maioria das fugas em piscinas não está na canalização subterrânea. Embora seja o pior medo de todo proprietário de piscina — uma grande retroescavadora a destruir o deck da piscina. Mas ocasionalmente, uma fuga ocorre num conector de tubagem sob o deck da piscina ou sob o skimmer, mas o conserto raramente envolve uma retroescavadora.

Para determinar se os tubos estão a perder água, a forma simples é desligar a bomba e tapar todas as linhas. Se a piscina continuar a perder água, sabemos que não são os tubos. Se parar de perder água, os tampões podem ser removidos individualmente para ver quando a fuga continua. No entanto, tenha em mente que a piscina pode apenas perder com a bomba ligada e as linhas sob pressão. Após restringir quais linhas podem ser, um teste de pressão da canalização de piscina pode ser realizado nos tubos subterrâneos para ver quais perdem realmente agua.

Um equipamento de teste de pressão é usado para testar linhas individuais, para verificar se mantêm a pressão. Os nosso especialistas também podem introduzir ar no tubo e, com auscultadores e um dispositivo de escuta, ouvir o som do ar a escapar de uma fuga subterrânea. Desta forma, eles podem literalmente desenhar um 'X' no deck ou no jardim, dizendo 'a sua fuga está aqui'.

Na maioria dos casos, basta cortar um pequeno buraco de cerca de 90x90 cm no deck para reparar a fuga. Raramente é necessário substituir toda a extensão do tubo. E mesmo que fosse, seria provavelmente abandonado, e um novo tubo seria instalado no seu lugar.

Fugas na Linha de Azulejos

Para piscinas de concreto com a faixa tradicional de azulejos no perímetro da linha de água, as fugas são mais frequentemente encontradas dentro do skimmer. Em casos raros onde a viga de ligação da piscina fissura atrás do azulejo, e também fissura o azulejo, as piscinas podem perder água através de uma fenda no topo da parede da piscina. Fissuras nos azulejos da piscina podem ser limpas, secas e preenchidas com selante.

Fissuras na Piscina com Fugas de Água

Para piscinas de concreto com fissuras superficiais, a maioria destas não perdem água, especialmente as menores fissuras superficiais ou fissuras de contração nos degraus. Mas fissuras maiores e mais profundas podem definitivamente verter água e devem ser testadas com corante para verificar. A maioria das pequenas fissuras pode ser preenchida com massa de piscina, silicone ou mistura de gesso. Fissuras grandes que atravessam a piscina ou descem pelas paredes precisarão de mais preparação e um conserto em duas etapas de selante injetado, seguido por uma camada de acabamento de mistura de gesso.

Fugas nos Skimmers da Piscina

Quase todas as piscinas de concreto enterradas desenvolverão problemas de fugas no gargalo do skimmer em algum ponto. A expansão e contração da piscina e do deck movem ligeiramente o skimmer, quebrando o selo cimentício entre a parede da piscina e o skimmer. O selo está em ambos os lados e na parte inferior da frente do skimmer e pode ser testado com corante (com a bomba desligada), para determinar se a água está a ser sugada para fissuras ao redor da borda frontal da abertura do skimmer. Massa de piscina é frequentemente usada como um conserto temporário para selar skimmers de parede de concreto com fugas. Para um conserto mais permanente, retire o gesso e conserte com selante.

Se não conseguir verificar onde é que a sua piscina está a verter água, a nossa experiência e o nosso equipamento profissional são a combinação certa. Ligue-nos hoje para agendar uma deteção de fugas de água na sua piscina.