Corrosão dos Canos: Causas Comuns e Soluções em Sistemas de Canalização Enferrujados

Corrosão dos Canos: Causas Comuns e Soluções em Sistemas de Canalização Doméstica

A corrosão de canos, se não for controlada, pode tornar-se num problema dispendioso e fonte de dores de cabeça. Aqui explicamos por que isso acontece e o que pode fazer a respeito.

Dependendo dos tipos de canos que tem em casa, eles podem durar entre 20 a 70 anos. Pode estar a perguntar-se o que acontece no final da vida útil de um cano e o que pode danificá-los permanentemente antes mesmo de chegarem a esse ponto.

A corrosão de canos é uma das razões mais comuns para o mau funcionamento dos mesmos. Se não tratar rapidamente de canos corroídos, pode acabar com danos seriamente dispendiosos.

Quais são as causas da corrosão de canos?

O que causa a corrosão dos canos? Primeiro, vamos dar uma olhada nas causas mais comuns da corrosão de canos. Algumas destas causas podem ser evitáveis – desde que saiba sobre elas. Nem todas estas causas são fáceis de identificar, embora em Lisboa seja principalmente a idade da canalização, os nossos canalizadores profissionais podem investigar e identificar a razão para a corrosão.

Desequilíbrio de pH Quando falamos de pH, estamos a referir-nos à acidez de uma substância. Neste caso, falamos especificamente sobre a acidez da água nos seus canos. Os níveis de pH variam de zero (mais ácido) a quatorze (mais alcalino), com um pH de sete representando um nível de acidez neutro.

O pH é mais importante se tiver canos de cobre. Quando a água é alcalina, os canos de cobre mantêm um filme protetor de óxido de cobre. Quando a água é ácida, ela corrói este filme e expõe os canos a um maior risco de corrosão rápida.

Oxidação A água nos nossos canos passa por um processo de oxidação, sendo cerca de 30% oxigénio e 70% azoto. Enquanto o azoto não causa danos aos canos, o oxigénio pode. O oxigénio pode converter metal em óxido (ou seja, ferrugem) através de um processo chamado oxidação.

A oxidação pode ser vista em canos com água cheia de ferrugem, e pode causar três resultados diferentes:

  • A ferrugem pode criar superfícies irregulares dentro dos canos, onde impurezas na água ficam presas e acumulam-se ao longo do tempo;
  • Os canos podem ficar mais finos até ao ponto de rachar;
  • A ferrugem quebradiça pode criar fissuras minúsculas que podem fazer com que os canos rebentem sob pressão. Não importa o que aconteça como resultado da oxidação, nunca é bom.

Água Dura

Já ouviu os seus vizinhos falarem sobre água dura? Se vive numa área com água dura, significa que a sua água contém uma quantidade excessiva de minerais. Pode ter água dura se notar acumulações de minerais na sua torneira ou se a sua pele e cabelo sofrerem de secura após a lavagem.

Estes minerais também podem começar a causar estragos nos seus canos. Os seus canos podem formar depósitos minerais que podem criar obstruções e outros problemas corrosivos.

Água de Alta Pressão:

A corrosão por erosão, simplesmente dita, refere-se a uma taxa acelerada de corrosão causada pelo movimento de um fluido corrosivo.

Vemos isto a ocorrer em canalizações domésticas quando a água corre a alta velocidade. Esta alta velocidade tende a aparecer em canalizações fechadas onde podem existir obstruções que criam acumulações de pressão.

Limpeza química de canos:

Pode ficar surpreendido ao descobrir que aqueles limpadores químicos de canos que pode comprar no supermercado podem causar sérios danos à sua canalização. Se tem um entupimento que um desentupidor ou bicarbonato de sódio não conseguem resolver, é melhor chamar um canalizador profissional do que despejar químicos pelo ralo.

Porque? Os químicos em muitos destes limpadores de canos são cáusticos. Isso significa que criam reações projetadas para dissolver entupimentos, mas também podem corroer o interior dos seus canos.

(Se precisar de outra razão para evitar limpadores químicos de canos, considere isto: limpadores químicos de canos também podem causar sérios problemas de saúde.)

Sinais precoces de canalização enferrujada

Pode não identificar a causa da canalização corroída de imediato. No entanto, há alguns sinais fáceis de identificar que a sua canalização está corroída. Estes incluem:

  • Água descolorida (geralmente castanha, amarela ou com cor de ferrugem)
  • Água com sabor ou cheiro estranho
  • Pressão de água fraca ou piorando

Também existem alguns sinais que podem indicar vários problemas de canalização, sendo a corrosão um deles. Estes incluem:

  • Canos a pingar
  • Flutuações na temperatura da água
  • Sons novos ou invulgares vindos da canalização 

Se vir algum destes sinais, é hora de chamar os nossos canalizadores.

Se estiver a lidar com uma fuga grave ou um cano rebentado, ligue para a nossa linha de emergência de canalização para serviços de canalização 24/7.

Tomar Precauções e Identificar Precocemente a Corrosão de Canos

Quando consegue identificar a corrosão precocemente, pode tomar medidas para evitar danos dispendiosos. Em alguns casos, uma simples limpeza pode resolver o problema. Em outros, substituir canos corroídos (e abordar a causa raiz da corrosão) é a melhor maneira de abordar o trabalho.

Se está preocupado ou incerto sobre o estado dos seus canos, o próximo passo é agendar uma inspeção de canos. Esta é a melhor maneira de avaliar não só os canos nas suas paredes, mas também os canos sob a sua propriedade. As inspeções de canos permitem-nos agir rapidamente, em vez de esperar que os canos rebentem e causem sérios danos à sua casa e fundação.

Confie na Desentopesgotos para Cuidar dos Seus Canos

A corrosão de canos acontece mais frequentemente do que pode pensar. Ao compreender as causas e identificar os sinais de canos corroídos, pode abordar a substituição de canos enferrujados ou limpeza de canos antes que as coisas piorem. A manutenção preventiva é a melhor maneira de proteger a sua canalização, a sua propriedade e a sua carteira!

Ligue-nos ou envie um WhatsApp para o 929205572

Estamos 24 horas por dia, 365 dias por ano aqui para você! Orçamentos grátis!