Três Coisas que NÃO Deve Colocar na Sua Fossa Séptica

16 maio 2023 09:57


Três coisas que NÃO deve colocar no seu tanque séptico 

Revimos a lista de produtos domésticos comuns que nunca se deve deitar fora: óleos, tinta, serradura da cama dos gatos, cotonetes. 

E também falámos sobre os artigos alimentares que podem causar estragos no seu sistema de canalização se forem pelo cano abaixo ou mesmo pelo triturador de lixo no lava-loiça da sua cozinha. 

No entanto, se a sua casa tem um sistema séptico, há algumas outras coisas que nunca deveriam acabar na sua fossa séptica. 

Talvez nunca tenha pensado em algumas delas! 

Produtos químicos de limpeza de esgotos 

Se tiver acumulações nos seus esgotos, e quiser chegar a um produto de limpeza de esgotos, tenha cuidado com o tipo de produto de limpeza que escolher. 

Alguns têm substâncias que podem corroer os canos e outras partes do seu sistema. 

Um sistema séptico depende de bactérias que quebram os resíduos sólidos na fossa séptica. 

Mas se utilizar um produto químico de limpeza de esgotos, estes podem matar as bactérias e impedir que estas decomponham os resíduos. 

Evite os limpadores sintéticos de esgotos com hidróxido de sódio e ácido sulfúrico, que podem corroer os tubos. 

Se vai utilizar um produto de limpeza de esgotos, certifique-se de que olha cuidadosamente para a etiqueta para ver se é considerado seguro para fossas sépticas. 

Excesso de água 

Há um limite para a quantidade de água que o seu sistema séptico pode suportar. 

Pode sobrecarregar o sistema quando as águas residuais entram na fossa séptica a uma velocidade que excede a capacidade de retenção da fossa (que varia com base no uso doméstico.

Quando o sistema está sobrecarregado, os sólidos das águas residuais podem não assentar adequadamente e podem entupir o campo de drenagem - o que pode eventualmente causar a avaria do sistema. 

O excesso de água pode também reduzir a quantidade de bactérias na fossa séptica, o que significa que o tratamento das águas residuais não será tão eficiente. 

Esta é mais uma razão pela qual a conservação da água é tão importante. 

Se tiver um sistema séptico, é vital fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar o desperdício de água, tanto no interior como no exterior. 

No interior, a casa de banho é um óptimo local para começar - aqui estão oito formas de começar a conservar água na casa de banho. 

Ao ar livre, há mudanças que pode fazer no seu paisagismo. 

Alguns tipos de papel higiénico 

Nem todo o papel higiénico é criado de forma igual, especialmente quando se vive numa casa servida por um sistema séptico. 

O papel higiénico que não se dissolve facilmente pode levar a obstruções, o que ninguém quer!

 Se tiver um sistema séptico, procure papel higiénico que seja rotulado como biodegradável. 

Pode ser um pouco mais caro, mas dissolve-se mais rapidamente num sistema séptico. 

O papel higiénico reciclado é outra boa opção. 

Este tipo de papel higiénico é geralmente feito de conteúdo reciclado "pós-consumo", geralmente produtos de papel usados anteriormente. 

Dissolve-se facilmente porque é normalmente feito de fibras mais curtas que se partem facilmente, em vez das fibras mais longas encontradas no papel higiénico novinho em folha.