Reparação de Canos e Reabilitação de Tubagens

Reabilitação de tubagens sem recorrer às clássicas escavações

Fugas de água e canos partidos podem ser um grande problema para qualquer proprietário. Como a água nos canos de abastecimento está sob pressão, se um cano ou conexão apresentar uma fuga, a água geralmente espirrará para fora com uma força considerável.

A substituição de canos total pode ser um processo caro e oportuno, por isso muitas vezes nossos técnicos sugerem a reparação de canos, uma reabilitação da canalização quando for possível.

A primeira coisa a determinar quando se considera a reabilitação dos canos é qual é o propósito da reabilitação de tubagens.

  1. O sistema precisa de reparação estrutural?
  2. A infiltração precisa ser eliminada, a capacidade do sistema precisa ser melhorada
  3. Ou uma combinação?

O Nosso técnico avaliará no local a situação e irá aconselhar a solução mais econômica e eficiente

A reabilitação de tubagens é feita com recurso à introdução no interior da tubagem de uma resina epóxi que vai solidificar na zona danificada. Assim, é possível selar o interior do tubo tapando possíveis fissuras ou roturas para que não haja problemas de infiltrações, fugas ou acumulação de detritos. Esta reabilitação de tubagens pode ser feita em toda a extensão da rede de saneamento e, sempre que for possível, representa custos mais reduzidos do que a substituição de tubagem ajudando nos desentupimentos. Prestamos todo o apoio técnico que necessitar para lhe indicar as opções mais viáveis, caso a caso, com um serviço rápido e altamente especializado.

Reabilitação de tubagens e reparação de canos

Sistemas de reabilitação de tubagens sem abertura de valas
Como reparar cano de agua furado? Existem varias sistemas de reabilitação de tubagens e condutas sem abertura de valas.

A substituição de canos danificados é muito demorada, cara, barulhenta e frequentemente causa interrupções significativas na vida das pessoas.

A restauração de tubos é necessária para tubos de água e drenagem que apresentam problemas relacionados à idade, como quebra ou desgaste

O objetivo da reparação de canos é reparar vazamentos, remover corrosão e vedar juntas soltas. Para ambos os tipos de sistemas de tubulação, os benefícios da restauração são numerosos. 

Para começar, a reabilitação da tubagem evita que metais corroídos entrem no abastecimento de água, o que melhora a qualidade da água potável. 

Ao detectar fugas de água em tubagens de água e drenagem, a reparação de canos também evita danos causados pela água. 

As tubagens restauradas também permitem uma boa drenagem e boa pressão da água. Especialistas em canalização usam vários métodos para restaurar canos, e as técnicas mais populares estão aqui.

Métodos mais usados para a reabilitação de tubagens

  • Restauração epóxi
  • Revestimento para canos de esgotos
  • Restauração química
  • Reabilitação de tubagens interna  com robôs

Restauração epóxi

Esta técnica de restauração é usada principalmente em tubos de água de metal. Funciona revestindo os tubos com uma camada de revestimento epóxi. 

Os materiais usados para criar o revestimento são aprovados pelas entidades reguladoras. 

Um canalizador faz a restauração de epóxi com as seguintes etapas: 

  1. O canalizador desliga a rede de água e inspeciona os canos com uma inspeção de vídeo. 
  2. Identifica quaisquer rachas, vazamentos de pinhole e juntas soltas 
  3. Remove a água deixada nos canos e corrige as falhas encontradas durante a inspeção de video 
  4. O canalizador então seca o tubo soprando ar quente no interior 
  5. Em seguida, usa ar quente para espalhar um agente abrasivo através do tubo. O material abrasivo esfrega as superfícies internas do tubo para remover ferrugem e acúmulo de minerais
  6. Coloca ar no tubo para remover os detritos criados pela lavagem.
  7. O canalizador aquece o tubo para prepará-lo para o revestimento epóxi 
  8. Coloca ar quente que contém o epóxi no tubo. O ar quente distribui o revestimento epóxi uniformemente sobre a superfície do tubo 
  9. Finalmente, o canalizador cura o revestimento epóxi com um jato de ar

Revestimento de rede de esgotos

Esta técnica é uma maneira não invasiva de restaurar as tubagens de drenagem, bem como os canos que compõem uma linha de esgoto. 

  1. Um canalizador começa por fazer um pequeno buraco no centro do cano e inserindo um escopo no buraco.
  2. Usando a inspeção de vídeo, o especialista em canalização inspeciona o tubo para encontrar as falhas que precisam ser removidas ou reparadas.
  3. Em seguida, eles inserem uma manga no tubo.
  4. A luva serve para cobrir as falhas nos tubos de água ou esgoto. Uma vez que a manga está no local correto, o canalizador a infla para que fique na forma de um tubo. O revestimento torna-se a nova superfície interna do tubo.

Reabilitação de tubagens via restauração química

Esta técnica geralmente é empregada para restaurar tubos de água e é usada por empresas de água para manter as canalizações que abastecem vilas e cidades. 

A restauração química de canos e tubos também pode ser usada nas canalizações que transportam água da rede para dentro de um prédio. 

É assim que funciona:

  1. A nossa empresa de canalização instala um dispositivo que adiciona uma pequena quantidade de inibidor de corrosão na entrada de água.
  2. A substância carregada negativamente é atraída pelos tubos de metal, então combina com o metal no tubo para formar um revestimento que veda pequenos vazamentos.

Reparação de canos com robôs

Robôs para reabilitação de canos de esgotos, tecnologia de alta pressão com água, sistemas de tratamento epoxy e UV.

  • Reabilitação de tubagens contínua com mangas de poliéster e resinas
  • Reabilitação de tubagens pontual com resinas e telas de fibra de vidro

Como decidir entre reabilitação de tubagens e substituição completa dos tubos? 

A substituição completa de tubagens é considerado um grande empreendimento de construção. 

Muitos proprietários tentam evitá-lo o máximo possível pelos custos associados. 

Alguns casos em que uma reparação sera mais benéfica sera nos casos em que o tubo tem uma pequena fuga que é uma situação única ou se o tubo sofreu uma pequena quantidade de dano que pode ser reparado de maneira fácil e barata. 

Se os canos estão constantemente a perder água ou começando a deteriorar, a substituir é a melhor opção, pois economizará dinheiro a longo prazo. 

Sinais de que a substituição completa da canalização é necessária

Se você tiver algum dos problemas a seguir, a substituição é definitivamente necessária para remediar o problema: 

  • Se notar uma mudança na cor ou no cheiro da água. 
  • Se notar uma mudança na pressão da água.

  • Se tiver uma conta de água anormalmente alta. 

Os benefícios da restauração de tubos:

O reparo tradicional de canos envolve desenterrar canos e partir paredes.  Felizmente, os métodos modernos de reparação de canos não são muito invasivos – o que significa custos reduzidos, reparações rápidas e tempo mínimo. 

Os tubos começam a desgastar a partir do momento em que são instalados.  É por isso que precisa monitorar suas canalizações com inspeções anuais para detectar fugas de água e outros tipos de danos. 

Se o nosso canalizador encontrar falhas nos tubos de água ou de drenagem, eles recomendaram a restauração do tubo para que os tubos voltem à condição de hortelã. 

Pronto para começar?

As canalizações da sua propriedade precisam de reparações? As nossas tecnologias não destrutivas fornecem uma solução moderna. E temos aplicado essas tecnologias com sucesso ao longo de muitos anos em projetos de reabilitação para operadores de redes de vias públicas e privadas.

Para facilitar a reparação e renovação rápidos, eficientes e ecológicos de todos os sistemas de canalização e rede de esgotos.

Para reparação de canosreabilitação de tubagens, deteção de fugas de água e desentupimento de esgotos ligue para a Desentopesgotos!

Ligue-nos ou envie um Whatsapp para o 929205572

Serviço disponível em Grande Lisboa, Margem Sul e Algarve.  Não hesite em contactar-nos!