Desentupimento de canos com raízes

Desentupimento de Canos com Raízes

As raízes podem ser um dos problemas mais danosos que se pode descobrir num sistema de esgotos. Felizmente, existem maneiras eficazes de eliminar raízes em canos de esgoto.

Como as raízes crescem nos canos de esgoto?

As raízes crescem nas linhas de esgoto porque os canos são bem ventilados e fornecem uma excelente fonte de água. Embora isso seja ótimo para plantas e árvores, pode ter um impacto devastador no sistema de esgoto.

Nos antigos canos de esgoto de barro, as secções de drenagem eram conectadas com um tubo sem tampa e preenchidos com concreto. Com o tempo, o concreto deteriora-se, e as raízes crescem através das aberturas e expandem, danificando a tubagem.

As raízes também podem crescer através de um cano parcialmente colapsado ou até mesmo de ferro fundido apodrecido. O concreto deteriorado ou o ferro fundido apodrecido são inevitáveis ao longo do tempo, permitindo que as raízes cresçam através das aberturas.

Se não tratada, a intrusão de raízes pode eventualmente levar a um colapso completo do sistema de esgotos. As raízes no exterior do cano encapsulam o cano, criando pressão que fará com que o sistema sanitário colapse e pare de funcionar. Nesse ponto, a última solução seria escavar a linha de esgoto, o que pode custar milhares de euros dependendo da localização.

Efeitos das raízes nos canos de esgoto

As raízes podem bloquear as linhas de esgoto e afetar a capacidade hidráulica do sistema de esgotos, ou seja, a sua capacidade de manter ou passar um determinado fluxo. Um cano de esgoto entupido levará a drenagens lentas, odores desagradáveis causados por água estagnada dentro da linha de drenagem e transbordamentos danosos.

Remoção mecânica das raízes

Recomendamos vivamente a contratação do nosso serviço profissional de limpeza de drenos para remover todas as raízes dos seus canos de esgoto. Uma vez que os nossos técnicos identifiquem uma atividade severa de raízes numa linha de esgoto, as raízes devem ser removidas com uma ferramenta mecânica de remoção de raízes.

Pode-se usar cortadores, bicos, máquinas de cabo e jatos de alta pressão para bloqueios severos. Passar a linha com um cortador de raízes é uma das formas mais comuns de remover raízes. As cabeças e pontas usadas nas extremidades são especificamente projetadas para cortar raízes. Algumas cabeças podem expandir-se para ajustar-se ao diâmetro interno exato do cano, cortando completamente as raízes até à face interna do cano.

Esta função é particularmente útil, pois muitas ferramentas de corte deixam dois centímetros de raízes no topo porque não preenchem todo o diâmetro interno do cano. Para evitar exatamente esta situação na Desentopesgotos utilizamos máquinas de cabo que extraem as raízes completas dos canos.

Alternativa à limpeza mecânica deraízes

Outra prática que utilizamos na Desentopesgotos para a remoção de raízes é o jateamento de esgoto. Os hydro jetters consistem numa bomba de água de alta pressão, um tanque de água, um enrolador de mangueira e uma mangueira de limpeza de esgoto de ½ polegada a 1 polegada. Um jato de esgoto é uma excelente ferramenta para remover detritos de raízes acumulados que permaneceram no cano após o uso de um cortador de raízes. Esta técnica não só limpa as raízes restantes, como também ajuda a lavar quaisquer outros detritos, garantindo que o cano fique completamente desobstruído e funcional.

Contacte-nos para desentupimento de canos 

Se suspeitar que tenha raízes a crescer nos seus canos de esgoto, não espere até que o problema se agrave. Entre em contacto com a Desentopesgotos para uma solução profissional e eficaz. A nossa equipa de especialistas está equipada com as ferramentas e conhecimentos necessários para resolver o problema rapidamente e evitar danos maiores no seu sistema de esgotos.

Certifique-se de inspecionar a sua linha de esgoto a cada dois anos, especialmente se já teve problemas no passado. A nossa empresa de limpeza de esgotos fará uma inspeção por meio de uma câmara remota. Este procedimento, conhecido como "scoping", permite uma inspeção visual da linha. Dependendo dos resultados, o nosso técnico pode recomendar o jateamento ou um limpador de drenos para limpar a linha de qualquer crescimento de raízes. Manter uma rotina de inspeções regulares ajudará a identificar problemas precocemente, evitando danos maiores e custos elevados no futuro.

Para agendar uma consulta ou obter mais informações, ligue-nos 929 205 572. Estamos aqui para manter o seu sistema de esgotos a funcionar perfeitamente.